Dieta Líquida: Isso ajuda a perder peso de forma muito rápida?

Share

Perder peso com um esforço mínimo parece ser uma situação vantajosa para todos. Mas é uma dieta líquida bom demais para ser verdade?

O Que São as Dietas Líquidas?

Como o nome sugere, dietas líquidas indicam que recebe todas, ou pelo menos a maioria, das suas calorias de bebidas.

Algumas dietas líquidas são limitadas a fruta ou sumos de vegetais, ou batidos, que substituem todas as suas refeições, tomadas três ou quatro vezes por dia. Pode fazer algumas destas dietas por conta própria. Outras precisam de supervisão médica.

➠ Artigo: Dieta de Proteínas

Outros tipos de dietas líquidas substituem apenas uma ou duas refeições (geralmente pequeno almoço e almoço) com bebidas, e então pode comer um jantar saudável. Pode também fazer um lanche em alguns desses planos.

As Dietas Líquidas Funcionam?

As dietas líquidas podem funcionar, como qualquer outra dieta que lhe dá menos calorias do que aquelas que usa.

Mas os resultados podem não durar. Quando corta drasticamente calorias, o seu metabolismo desacelera para economizar energia. A menos que altere os seus hábitos alimentares, é provável que recupere o peso que perdeu depois de deixar a dieta líquida.

Algumas dietas líquidas funcionam melhor a longo prazo do que outras. As dietas que incluem tanto de alimentos sólidos e líquidos podem ajudar pessoas com peso a mais a controlar o número de calorias que consomem, e podem ajudar a manter um peso reduzido por vários anos.

A dieta Líquida É Segura?

Idealmente, as bebidas de um dieta líquida devem dar-lhe um equilíbrio de nutrientes que precisa durante todo o dia, mas nem sempre é o caso.

Dietas de um número de calorias muito baixas (400-800 calorias por dia), em particular, podem ter falta de nutrientes e só devem ser usadas sob supervisão médica.

Perder nutrientes essenciais pode levar a efeitos colaterais como fadiga, tontura, perda de cabelo, cálculos biliares e danos no coração.

Também, se não consumir fibras suficientes, porque não está a comer legumes e frutas inteiras, pode ficar com diarreia.

Pode também perder músculo se não obter proteínas suficientes na sua dieta.

Uma Dieta Líquida Pode ser Usada Para Fins Medicinais?

Os médicos às vezes recomendam dietas líquidas em vez de determinados procedimentos médicos, ou para pessoas que são obesas e precisam de chegar a um peso mais seguro antes de terem uma cirurgia, incluindo cirurgia para perda de peso.

Essas dietas líquidas são medicamente supervisionadas.

Como Posso Começar Uma Dieta Líquida Com Segurança?

Primeiro, converse com o seu médico sobre se uma dieta líquida é apropriada para si. Mulheres grávidas ou lactantes, e pessoas que tomam insulina para os diabetes, ou qualquer pessoa com uma doença cronica não devem fazer uma dieta líquida.

Se o seu médico lhe dá autorização para seguir uma dieta líquida, deve também consultar um nutricionista registado, que possa rever essa dieta consigo e certificar que está a a receber calorias e nutrientes suficientes. O seu nutricionista pode recomendar que tome uma vitamina ou suplemento nutricional, enquanto segue a dieta líquida.

Antes de escolher um plano de dieta líquida, saiba o que está a ingerir. Se estiver considerando uma das dietas comerciais, veja os valores diários no rótulo sobre os dados de nutrição. Certifique-se de que está a receber 100% de todos as vitaminas e minerais recomendados.

Pode também querer escolher uma dieta que não seja muito baixa em calorias e que contenha muitas proteínas e fibras de forma a manter-se cheio e satisfeito, enquanto perde peso gradualmente. As dietas líquidas que incluem uma ou duas refeições sólidas por dia, ou que lhe ensinam a manter hábitos alimentares mais saudáveis, terão uma probabilidade mais alta de o ajudar a manter o peso a longo prazo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *