Os Comprimidos Para Perder Peso Podem Prejudicar A Sua Saúde

Share

Para aquelas pessoas com um forte desejo de perder peso, de fazer dieta, os comprimidos para perder peso poderão parecer uma solução mágica. Mas até mesmo o Forskolin, que promete ajudá-lo a perder uns quilos ou a queimar gordura, pode ocultar perigos para a sua saúde.

Ankita Ghag, nutricionista clínico, cofundador e diretor da Vacchan Aarogya, explicou que os “Incidentes associados à procura e escolha de dietas radicais/da moda, ou comprimidos de emagrecimento disponíveis online, estão a aumentar na Índia”.

Segundo os peritos, os fabricantes destes produtos fazem promessas extravagantes sobre as propriedades dos seus medicamentos, mas a maioria destas afirmações não é suportada por investigações clínicas. “Opte apenas por medicamentos que estão cientificamente comprovados. Segundo aquilo que observo, os pacientes que consomem comprimidos para perder peso, que apostam em dietas radicais e da moda, acabam por ter de enfrentar problemas de saúde,” alertou o Dr. Vikrant Shah, Clínico Geral no Hospital Zen.

Os médicos não defendem a automedicação e sugerem às pessoas que estão a tentar perder peso que o façam com o devido aconselhamento. “Cada pessoa tem um corpo diferente. É por isso que temos profissionais e nutricionistas credenciados para guiá-los. As alterações dietéticas serão facultadas por peritos, após uma avaliação corporal – que inclui uma examinação ao historial médico e familiar da pessoa,” afirma o Dr. Pryiam Ahuja, especialista em dieta e fitness, Nutricionista, Bombaim.

O instrutor de fitness Yogesh Bhateja acredita que as pessoas devem tentar compreender as necessidades e objetivos do seu corpo – como por exemplo aquilo que se adapta e prejudica o corpo. “Existe uma multitude de produtos disponíveis online. Esteja consciente daquilo que faz bem ao seu corpo. O seu corpo é o seu templo. Portanto não brinque com o seu corpo. E também incito a que as pessoas evitem esteroides e suplementos disponibilizados online.”

Os médicos também alertam para o fato de a obesidade ser uma doença complexa, em relação à qual as pessoas devem ter cuidado antes de consumirem quaisquer comprimidos. “A obesidade não pode ser tratada apenas com tratamento médico. As questões hormonais, fisiológicas, familiares e relacionadas com o estilo de vida têm também de ser monitorizadas”, afirmou o Dr. Sanjay Borude, cirurgião de Bariátrica, no Hospital Breach Candy.

Os especialistas de saúde notam que, para perderem rapidamente peso, as pessoas apostam em esdrúxulas dietas radicais e da moda, ou em comprimidos de emagrecimento, opções que provocam doenças cutâneas, queda capilar e outros problemas sérios. “O consumo desenfreado de comprimidos para perder peso pode provocar problemas renais e hepáticos, hemorroidas e obstipação. Poderá resultar numa deficiência multivitamínica e mineral, assim como numa perda muscular em vez de uma diminuição da gordura. Devido a isto, ganhar-se-á mais peso a longo prazo”, explicou Ghag.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *